Abril 25, 2024

Revista PORT.COM

Informações sobre Portugal. Selecione os assuntos que você deseja saber mais sobre no Revistaport

Da Polónia para Portugal: como salvamos a nossa viagem de surf

Viagens de surf ou viagens de surf bem-sucedidas geralmente podem ser determinadas pelos resultados de decisões em frações de segundo. Como escolher atrasar meu voo para casa depois de uma semana de faroestes perversos, buscando refúgio nas ondas, na brisa do mar e no céu azul brilhante finalmente prometendo redenção.

Foi o que aconteceu a uma equipa de surf polaca com o objetivo de bombear os pits portugueses até ao final do outono. Junto com os melhores surfistas da Polônia, Kuba Kusia e Max Michałewski, estava o talentoso fotógrafo Krzysztof Jedrejak, que você deve conhecer. Paisagens de Surf Báltico. Aqui, ele nos conta a aventura do trio e como uma decisão salvou toda a viagem.

Assista ao vivo: Supertubos

Todos nós já estivemos aqui. Uma apreciação completa do que está acontecendo à nossa frente. Neste evento – Cuba achou Miguel Blanco uma beldade.

Palavras de Krzysztof Jędrzejak

A ideia desta viagem nasceu durante o campeonato polonês no final de agosto, Max venceu e Kuba ficou com o segundo lugar.

O destino era claro – Portugal. Max mora em Portugal e Kuba viaja para lá dez vezes por ano. Para mim, 2018 foi a primeira vez que visitei este lindo país.

Já vi através das minhas lentes; XL Nazare, evento Supertubos e WSL, mas desta vez eu esperava fotografar alguns dos melhores surfistas poloneses com as melhores ondas possíveis.

Não pode visitar Portugal no inverno.

© 2023 – Krzysztof Jędrzejak

Marcamos um voo para meados de novembro e planejávamos ficar dez dias em Portugal.

Alguns dias antes de chegar, Max nos mandou uma mensagem dizendo que havia machucado tanto as pernas no Super Tubos que nem conseguia ficar em pé. Além disso, a previsão para a nossa estadia era terrível.

“Eu machuquei minha perna duas semanas antes de Kristoff e Kuba chegarem”, disse Max.

“Foi muito lamentável, pois tínhamos planejado explorar diferentes ondas na praia e tirar boas fotos. Mesmo com minha perna 100% afastada, pude ficar na água com eles por algumas horas depois e foi realmente legal.

Na chegada, havia bastante ondulação, mas um forte vento de oeste levou tudo para longe. Durante uma semana, Kuba e eu procuramos abrigo para surfar umas ondas limpas.

Kuba encadernação com bom woofer dudu.

Kuba encadernação com bom woofer dudu. “Dudu era o cachorro do nosso vizinho, um velho que morava em frente à nossa casa de surf em Palel”, diz Kristof. “Ele é maravilhoso, um bom menino.”

© 2023 – Krzysztof Jędrzejak

Chovia com vento todos os dias. Todo esse tempo eu não estava segurando minha câmera. O sonho da nossa equipa polaca de fazer ondas em Portugal parecia ter desaparecido.

Enquanto Max ainda se recuperava, Kuba e eu decidimos viajar 120 km ao norte até Beniche.

Essa decisão foi um ponto de ruptura.

© 2023 – Krzysztof Jędrzejak

Felizmente, encontramos um bom destro perto do cais. Essa foi a primeira vez que Kuba realmente acertou e consegui algumas tacadas decentes.

Depois checámos a previsão e não acreditamos que no dia do nosso regresso à Polónia, o segundo maior swell atlântico da temporada iria atingir a costa de Portugal.

Havia muito mar e dias ensolarados, então a decisão foi tomada em segundos. Remarcamos o voo e ficamos mais uma semana. E então começou.

***

A enchente foi grande. Primeiro fomos a Nazaré para vê-lo em toda a sua glória. Finalmente pude ouvir meu obturador trabalhando em alta velocidade novamente.

Olhando para a Nazaré, há uns dias atrás vimos um pequenino descascador do outro lado do navio e pensámos que poderia funcionar quando apanhámos a Nazaré XL, os outros espaços expostos eram demasiado grandes e selvagens para entrar.

Olhando para Nasare assim, é difícil acreditar que você pode ver as ondas em um canto como na foto abaixo.

© 2023 – Krzysztof Jędrzejak

Demos uma chance e dirigimos para o norte novamente. A única chance de se molhar naquele dia. Essa foi uma boa decisão. Deste surfamos dois foot peelers direto para a praia. Muito divertido e foi definitivamente a nossa experiência de “ondas estranhas”.

Sabíamos que o melhor estava para vir e que toda a costa portuguesa ia brilhar.

Não está 100%, mas apto o suficiente para retornar em Supers. Foi uma grande experiência para mim ver os meninos dividirem o placar com alguns dos melhores jogadores de Portugal como Miguel Blanco e Guilherme Ribeiro. Isso é o que eu sonhei.

Conteúdo Relacionado: Quarta-feira selvagem de Portugal

Guilherme Ribeiro discou perfeitamente nessa beleza retroiluminada.

© 2023 – Krzysztof Jędrzejak

Com a viagem de surf de volta aos trilhos, os meninos fizeram uma pausa para assistir um pouco da Copa do Mundo.

A Polônia jogaria contra o México no quarto, então estávamos assistindo na casa de Max.

No intervalo, fizemos uma rápida verificação espontânea na costa de Belkas. Era de bom tamanho, muito limpo e a mão direita estava doente. Max e Kuba se alinharam entre si.

“Para mim, filmar a partir da água é a maior fuga do mundo digital. O equipamento analógico tem suas limitações, mas me dá mais liberdade com menos expectativas. É simplesmente divertido e eu adoro isso.”

© 2023 – Krzysztof Jędrzejak

Depois de uma rápida filmagem do penhasco, decidi me juntar a eles na água com minha câmera subaquática de filme 35mm. Foi nesse momento que pensei – é assim que imaginei esta viagem.

Busco Max para uma rápida recuperação, ele me ligou para dizer que suas pernas estão muito ruins e ele pode precisar de cirurgia. Desejo-lhe uma rápida recuperação e nos vemos na água em breve.

Obrigado Portugal, obrigado Max e Kuba pelo grande momento.

A Europa Ocidental tem estado em chamas ultimamente. Fique de olho nas câmeras, aqui:
| Supertubos | Nazareno | Mundaka | Fistral | Croide | Ponto de Ancoragem |

Max define sua linha em Supertubos sólidos.

agricultor português.

agricultor português. “Muito maior do que parece”, disse Kristof. Parece ótimo para nós…