Dezembro 3, 2022

Revista PORT.COM

Informações sobre Portugal. Selecione os assuntos que você deseja saber mais sobre no Revistaport

Um repórter da Associated Press foi demitido por causa de uma história falsa sobre um ataque russo

Suspensão

Na segunda-feira, a Associated Press demitiu um repórter de segurança nacional que apresentou Informações incorretas sobre um ataque de míssil Na Polônia, na semana passada, isso resultou em um alerta de notícias generalizado, mas impreciso, e uma história sugerindo que a Rússia foi a responsável pelo acidente.

Pessoas da organização de notícias confirmaram ao The Washington Post que James Laporta, 35, foi demitido após uma breve investigação.

o Explosão de 15 de novembro em Przewodow, um vilarejo polonês perto da fronteira com a Ucrânia, matando duas pessoas e levantando preocupações globais. Horas depois, a Associated Press divulgou um dossiê Alerta de notícias Apontando que “um alto funcionário da inteligência dos EUA diz que mísseis russos cruzaram para a Polônia, membro da OTAN, matando duas pessoas”.

Esta informação estava aparentemente incorreta. Autoridades da Polônia e da União Europeia disseram mais tarde acreditar que um míssil disparado pelas forças ucranianas desviou de sua trajetória e caiu na fronteira com a Polônia.

Mas o alerta inicial da AP, enviado a milhares de agências de notícias em todo o mundo, sinaliza uma perigosa nova escalada da invasão da Ucrânia pela Rússia. A Polônia é membro da OTAN, e um ataque russo em seu território pode ter provocado uma resposta militar ocidental sob os termos da organização do tratado de autodefesa mútua. Outras agências de notícias logo divulgaram a notícia.

Um dia depois, a AP substituiu sua história citando o oficial americano não identificado por um revisão Nota. Ele disse que sua fonte anônima estava errada e que “relatórios posteriores mostraram que os mísseis eram de fabricação russa e provavelmente lançados pela Ucrânia para se defender de um ataque russo”.

READ  Boris Johnson está fora da corrida para ser o próximo primeiro-ministro do Reino Unido

Anteriormente: Como uma fonte anônima deu o falso alarme do ataque russo à Polônia

O lançamento do LaPorta foi relatado pela primeira vez na noite de segunda-feira pelo Daily Beast.

Laporta se recusou a comentar. Ex-fuzileiro naval dos EUA que serviu no Afeganistão, ele ingressou na Associated Press em abril de 2020, após vários anos como repórter freelance. Ele cobriu assuntos militares e questões de segurança nacional para o serviço de notícias.

Funcionários da Associated Press se recusaram a identificar Laporta como a fonte do alerta. A porta-voz da Associated Press, Lorraine Easton, disse em um comunicado: “Os rígidos padrões e práticas editoriais da Associated Press são essenciais para a missão da AP como uma organização de notícias independente. Para garantir que nossas reportagens sejam precisas, justas e baseadas em fatos, aderimos e aplique esses padrões, inclusive com relação ao uso de fontes anônimas. Quando nossos padrões são violados, devemos tomar medidas para proteger a integridade da reportagem. Não tomamos essas decisões levianamente e elas não são baseadas em incidentes isolados.”

As comunicações internas da AP vistas pelo The Post mostram alguma confusão e mal-entendidos na preparação do relatório falso.

Laporta compartilhou o conselho do funcionário dos EUA em um e-mail por volta das 13h30 ET. Um editor imediatamente perguntou se a Associated Press deveria emitir um alerta sobre suas informações: “Ou precisamos de confirmação de outra fonte e/ou da Polônia?”

Após uma discussão mais aprofundada, um segundo editor disse que “votaria” para publicar um alerta, acrescentando: “Não consigo imaginar que um funcionário da inteligência dos EUA esteja errado sobre isso”.

Mas uma pessoa da AP familiarizada com as conversas mais amplas em torno da história naquele dia disse que Laporta também disse a seus editores que um gerente sênior já havia examinado a fonte do conselho de Laporta – deixando a impressão de que a fonte da história havia sido aprovada. Embora este editor tenha assinado histórias anteriores usando o material original de LaPorta, este editor não havia pensado na história do Rocket.

READ  2 ministros seniores renunciam como Boris Johnson Battles for survival: atualizações ao vivo

Easton disse que a organização não esperava nenhuma disciplina dos editores envolvidos.